Pular para o conteúdo principal

VAMOS ENTENDER O JEJUM INTERMITENTE

VAMOS ENTENDER O JEJUM INTERMITENTE



                Meu médico  de infância, que me acompanhou até a vida adulta, sempre dizia que para emagrecer era necessário comer bastante de manhã e ir diminuindo a quantidade ao longo do dia. Esta é uma das possíveis estratégias de emagrecimento. Mas, depois de entender o que ocorre com o nosso corpo quando fazemos jejum, um novo mundo de possibilidade de emagrecimento surgiu para mim.

                  Vou falar aqui sobre o que acontece com o nosso corpo quando fazemos o jejum intermitente, quais os benefícios e quais os tipos de jejum.

O QUE É JEJUM?

                  Jejum intermitente é um estilo alimentar que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura, e, com isso, perdermos a massa gorda.

O QUE ACONTECE COM SEU CORPO QUANDO VOCÊ FAZ JEJUM?

                  Segundo o site www.minhavida.com.br, "quando você acaba de se alimentar, o organismo começa a dar um destino para a energia absorvida em forma de glicose. Para tanto, ele ativa o hormônio INSULINA, responsável por colocar esse açúcar para dentro das células. A energia que não será utilizada pelas células é armazenada pela INSULINA em forma de tecido adiposo, ou seja, gordura.

                 Depois de um tempo, essa energia se esgota e o corpo é obrigado a usar essas reservas. Ele recorre tanto ao glicogênio, uma forma de energia armazenada nos músculos, quanto ao tecido adiposo, e, nesse momento, ativa hormônios que atuam na quebra de gordura (lipólise), com o glucagon.

                Ao seguir um método de jejum intermitente, o glucagon e outros hormônios que quebram gorduras ficam mais tempo atuando no organismo, o que facilita a perda de peso. Além disso, o jejum evita grandes picos de insulina, o que pode previnir a resistência à insulina."



QUEM NÃO DEVE FAZER O JEJUM INTERMITENTE?

Crianças
Adolescentes
Idosos
Diabéticos
Gestantes

             Não é recomendável praticar exercícios durante o jejum.

DURANTE O JEJUM:

             Você deve beber água, café sem açúcar ou adoçante ou chá sem açúcar ou adoçante. 



            O FOCO NÃO É EM NÃO COMER, MAS, SIM, EM QUAL MOMENTO COMER.

BENEFÍCIOS

melhora a qualidade do sono;
manutenção da glicemia;
redução do risco de se desenvolver doenças cardiovasculares e neurodegenerativas;
previne o câncer
reduz o risco de doenças crônicas como as ligadas ao sobrepeso, sedentarismo e diabete tipo 2;
reduz a depressão;
aumenta a concentração;
acelera o metabolismo;
auxilia no emagrecimento;
reduz inflamações.

COMO FUNCIONA O JEJUM INTERMITENTE?

               Existem diversos protocolos, mas antes de seguir um, você deve conversar com um especialista (nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista).


 OS PROTOCOLOS DO JEJUM INTERMITENTE

1) Jejum de 12 horas - É o mais natural de todos. Não produz muitos resultados. No meu produziu porque eu comia todo dia de madrugada quando meu marido chegava do trabalho. Eu sempre beliscava alguma coisa. Este jejum foi importantíssimo pra mim.
Processo: Você janta 20:00h e toma o café-da-manhã às 8:00h. É o mais fácil.

2) Jejum de 16 horas - É considerado um jejum natural também apesar de mais prolongado e de produzir maiores resultados. Ele é chamado de Leangains. Você janta, por exemplo 20:00h, pula o café-da-manhã e vai para o almoço às 12:00h. Você terá 8 horas para se alimentar. Pode fazer 2, 3 ou mais refeições. 
ALERTA: Se fizer este jejum, deve se preocupar em comer de forma saudável. Se comer besteiras, não haverá resultados.

3) Jejum de 24 horas - os nutricionistas recomendam este jejum de uma a duas vezes por semana para que a pessoa tenha uma alimentação saudável durante a semana e não tenha um resultado negativo em relação à saúde. Seria: COME - PARA - COME. Você janta em um dia e janta no outro dia. 

              Bem, o jejum de 14 horas tem me ajudado bastante, principalmente, quando eu como demais. Eu espero mais tempo para fazer minha primeira refeição. Como eu sofro de hipoglicemia, mesmo fazendo Low Carb há 7 meses, eu ainda não consigo fazer muito. O ideal é que o jejum seja natural. Que seja o resultado de uma boa alimentação, com proteínas e gorduras boas para que haja uma saciedade prolongada e se possa ficar um tempo prolongado só ingerindo líquidos. Seu corpo irá buscar fonte de energia em sua gordura acumulada e o resultado será um auxílio no processo de emagrecimento.

            Espero que você tenha gostado da leitura. Que o texto tenha sido claro e objetivo. Se você gostou, compartilhe com as amigas e me siga nas redes sociais. 

          Agora, para quem quer receitas funcionais, eu tenho uma ótima dica. Eu acompanho muito o canal Emagrecer Certo e lá tem ótimas receitas. E eu acabo pegando algumas receitas para mim. São deliciosas e fáceis de fazer. Veja o e-book!



O LINK PARA VOCÊ CONHECER:

BEIJOS! ATÉ A PRÓXIMA!

SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO EU PERDI 18 KG EM 6 MESES COM A LOW CARB - DEPOIMENTO

ROTINA LOW CARB - COMO EU PERDI 18 COMO EU PERDI 18 KG EM 6 MESES COM A LOW CARB - DEPOIMENTO                 Olá, meu nome é Ana. Seja bem-vindo ao meu blog. Hoje eu quero te contar como a rotina LOW CARB me ajudou a perder 18 quilos. Minha vida é dividida em antes e depois da LOW CARB. Antes, eu tinha uma rotina alimentar péssima e a mudança para uma rotina saudável, mudou minha vida 100% para melhor. Veja só.                Bem, o primeiro passo que dei para mudar minha história de doenças, obesidades e compulsão foi decidi mudar minha vida, mudar minha história e não ser mais a ANA com 107 quilos. DECIDIR É TUDO. Você pode querer ouvir, aprender mas se você não decidir, nada vai mudar a sua história.                Quando eu decidi que ia mudar minha história, eu estudei sobre o que é a LOW CARB, e como fazer a dieta LOW CARB. Assim, primeiro eu criei um plano alimentar LOW CARB para mim baseado em comida de verdade. Acreditei que comer alimentos naturais i

VOCÊ PODE COMER QUEIJO NA DIETA LOW CARB?

Olá! Espero que goste do vídeo. Deixe os seus comentários. Ficarei feliz em responder! SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS! YOUTUBE SITE INSTAGRAM TWITTER FACEBOOK

PUDIM LOW CARB SEM LACTOSE

PUDIM LOW CARB SEM LACTOSE Pudim delicioso sem dúvidas nenhuma. Faça e você vai gostar.  Me diga o que achou. Deixe seus comentários e suas dúvidas. Bjs. Até o próximo post! Ana Uchôa SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS! YOUTUBE SITE INSTAGRAM TWITTER FACEBOOK