Pular para o conteúdo principal

COMER QUANDO TIVER FOME E ATÉ A SACIEDADE

COMER QUANDO TIVER FOME 
E ATÉ A SACIEDADE




                A FOME e a SACIEDADE são sinais dados pelo nosso corpo para a hora de comer e para a hora de parar de comer. Segundo os especialistas os dois hormônios responsáveis pela fome e pela saciedade são a GRELINA e a LEPTINA. 

               A Grelina nos avisa quando temos fome. A Leptina nos avisa quando estamos satisfeitos. O problema é que nós, os gordinhos ou ex-gordinhos, não conseguimos reconhecer esses sinais reais. 

              Geralmente confundimos fome com vontade de comer e também temos dificuldade de parar de comer já que geralmente temos almoço e sobremesa, janta e sobremesa ou lanches e café-da-manhã com muita variedade de alimentos e sabores. 

             Também o maior agravante de todos, a questão cultural. Vivemos em uma sociedade em que tudo é motivo para se reunir e comer. Festas, encontros, despedidas, bate-papo na rua, na casa dos amigos etc. Todos os encontros de grupos de pessoas se dão em volta de uma degustação e muita bebida.



                  Para os de natureza magra, a tranquilidade nas ocasiões, mas, para nós, os que  somos ou fomos obesos, a eterna luta contra a tradição de comer para expressar sentimentos. 

                  Cada vez que comemos mais do que seria necessário, criamos uma resistência à Leptina e, também, desaprendemos de quando parar de comer. 

                  Para reorganizar nosso corpo, temos que aprender a identificar os sinais da fome e os sinais da saciedade. Precisamos conhecer nosso corpo e os sinais enviados por ele. Ao invés de seguirmos a tradição de comer de 3 em 3 horas, devemos esperar o nosso corpo avisar que estamos com fome. Este é um processo natural do nosso corpo. Nós nascemos com esse alarme, só desaprendemos de como usar. 

                  Quais seriam esses sinais?

                  Pode ser um ronco no estômago, dor no estômago, dor de cabeça leve, cansaço, as pernas tremer etc. Cada um vai ter seu sinal próprio, afinal, somos seres únicos no universo. Algum sinal seu corpo vai dar. Se tiver dúvida, beba um copo de água, se a fome passar, não era fome. Tente se livrar da vontade de comer, isso persegue a nós, os comilões compulsivos. Eu venci essa etapa. 

                  No meu caso, se eu pensar muito em algum alimento muito cheio de sabores, tenho vontade de comer, mas meu estômago está cheio, então, eu sei que é vontade mesmo. Mas, agora eu conheço essas sensações. Se eu comer sem fome, meu corpo vai produzir reservas de gorduras ao invés de queimá-las.

                  E sobre a SACIEDADE.  Eu considero este ponto o mais difícil. Temos que tentar comer devagar e fazer uma pausa de 10 a 20 minutos antes de decidir repetir um prato ou refeição. Os especialistas recomendam esperar 20 minutos para repetir uma refeição. É o tempo que seu cérebro leva para reconhecer se seu estômago está cheio ou não. Por isso, quando comemos demais vem a sensação de estufamento. Porque a pessoa comeu muito e muito rápido, quando o cérebro reconhece, já é tarde demais e muitas vezes a pessoa até passa mal de tão estufada que fica. 

                  Já estou fazendo LOW CARB  há 6 meses, e, agora, eu já sei quando realmente estou com fome ou quando fiquei satisfeita. 


                  Tem alimentos que saciam mais que outros. Por exemplo, se eu comer só salada e carne, vou ter fome mais rápido. Quando isso acontece, uso a estratégia de beber chá à tarde e faço docinhos fit para comer só uma porção à tarde. Mata a vontade de doce, sacia e eu aguento até a janta. 



                  Bem, espero que este texto tenha te ajudado a ver a importância de saber quando você tem fome real e quando você está satisfeito. Esses fatores são muito importantes para você continuar seu processo de emagrecimento. 

                  OBSERVAÇÃO: Lembrando que este artigo é voltado para quem faz LOW CARB, não para quem faz a dieta tradicional.

                  SEMPRE PROCURE UM PROFISSIONAL DE NUTRIÇÃO PARA TE ORIENTAR. 

                  Em breve, trarei uma nova dica. Siga-me nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou sugestões, entre em contato, ficarei feliz em ajudar.

                  Bjs.
                  Ana Rita

SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS:

YOUTUBE
SITE
INSTAGRAM
TWITTER
FACEBOOK


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMO EU PERDI 18 KG EM 6 MESES COM A LOW CARB - DEPOIMENTO

ROTINA LOW CARB - COMO EU PERDI 18 COMO EU PERDI 18 KG EM 6 MESES COM A LOW CARB - DEPOIMENTO                 Olá, meu nome é Ana. Seja bem-vindo ao meu blog. Hoje eu quero te contar como a rotina LOW CARB me ajudou a perder 18 quilos. Minha vida é dividida em antes e depois da LOW CARB. Antes, eu tinha uma rotina alimentar péssima e a mudança para uma rotina saudável, mudou minha vida 100% para melhor. Veja só.                Bem, o primeiro passo que dei para mudar minha história de doenças, obesidades e compulsão foi decidi mudar minha vida, mudar minha história e não ser mais a ANA com 107 quilos. DECIDIR É TUDO. Você pode querer ouvir, aprender mas se você não decidir, nada vai mudar a sua história.                Quando eu decidi que ia mudar minha história, eu estudei sobre o que é a LOW CARB, e como fazer a dieta LOW CARB. Assim, primeiro eu criei um plano alimentar LOW CARB para mim baseado em comida de verdade. Acreditei que comer alimentos naturais i

VOCÊ PODE COMER QUEIJO NA DIETA LOW CARB?

Olá! Espero que goste do vídeo. Deixe os seus comentários. Ficarei feliz em responder! SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS! YOUTUBE SITE INSTAGRAM TWITTER FACEBOOK

PUDIM LOW CARB SEM LACTOSE

PUDIM LOW CARB SEM LACTOSE Pudim delicioso sem dúvidas nenhuma. Faça e você vai gostar.  Me diga o que achou. Deixe seus comentários e suas dúvidas. Bjs. Até o próximo post! Ana Uchôa SIGA-ME NAS REDES SOCIAIS! YOUTUBE SITE INSTAGRAM TWITTER FACEBOOK